Siga nos no Google+

Regras do Jogo de Tênis

O jogo pode ser jogado tanto em quadra aberta, quanto em quadra fechada, por homens e mulheres. As equipes podem ser constituídas por um jogador ou por uma dupla de jogadores, podendo a dupla ser mista.
A quadra é dividida em seu meio por uma rede e cada uma das metades é chamada meia-quadra. Os instrumentos usados para a prática desse esporte são uma raquete e uma bola, e o objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos, fazendo com que a bola ultrapasse a linha base da meia-quadra adversária ou com que ela toque o chão mais de uma vez antes que seja rebatida.

Regras:O sistema de marcação de pontos do tênis subdivide o jogo em games e sets. Um game é constituído por um conjunto de pontos, sendo a contagem desses feita por 15, 30, 40 e game. Um set, por sua vez, é um agrupamento de games, sendo a contagem feita por 1, 2, 3, 4, 5 e set.
O jogador ou a dupla que faz o primeiro saque é escolhido através de um sorteio. Um game é conquistado por uma equipe quando essa conseguir 6 games, com pelo menos 2 games de vantagem sobre a equipe adversária. Em caso de pontuação de 40 x 40, o desempate é feito pela conquista de dois pontos seguidos por uma equipe.
Quando há empate de 6 x 6, por sua vez, disputa-se um tie-break. Nesse desempate, ganha o set o jogador que conquistar 7 pontos com vantagem de dois pontos sobre o adversário. A equipe vencedora é aquela que alcançar primeiro o número de sets pré-definido.

Vocabulário usado:
Ace: Saque que não dá ao adversário chance de rebater a bola.
Approach (aproximação): Golpe que proporciona ao jogador tempo para se aproximar da rede e tentar executar um volley/voleio.
Backhand: Golpe dado com a mão esquerda e com as costas da mão viradas para frente.
Break: Game conquistado pelo jogador adversário àquele que sacou a bola.
Drive: Qualquer golpe dado quando se está fundo da quadra.
Love: Termo equivalente a “zero”.
Slice (fatiar): Golpe dado, quase que horizontalmente, como se o jogador estivesse “fatiando” a bola, muito usado como forma de defesa quando não se está bem posicionado o suficiente para fazer um drive.
Smash: Golpe dado a uma altura acima da cabeça.
Volley (voleio): Golpe, geralmente feito próximo à rede, em que a bola é rebatida antes mesmo de tocar a meia-quadra.
Winner: Ponto marcado sem que o adversário consiga alcançar a bolinha.

Veja mais informações acessando a referência abaixo: