Siga nos no Google+

Futebol Americano #esporte #informações

Algumas notas sobre esse esporte altamente estratégico

Objetivo: conquistar espaço no campo do adversário. Quando um time ataca (são onze atacantes) contra 11 defensores do outro time. Quando os defensores conseguem tomar a bola para atacar, sai os onze defensores e entram 11 atacantes e o outro time faz o inverso.
O time que ataca tem três chances de conquistar seu objetivo, caso contrário a bola muda de dono. Se o ataque conseguir chegar na linha final faz 7 pontos, essa jogada chamasse Touchdown, se o time atacante conseguir realiza-la com sucesso, tem direito a mais um tiro livre direto, chutado pelo Panter (jogador que só entra em campo para dar este chute), com intuito de fazer o gol (Touchdown) que é acertar o meio da enorme trave do adversário em formato de Y, faz mais um ponto.

Para poder ser contratado por um time profissional, um jogador precisa chegar até o último ano da faculdade. Por isso, além do campeonato profissional, há um disputadíssimo campeonato universitário nos Estados Unidos.
Algumas universidades são mais famosas pelos seus times de futebol americano do que pelos seus cursos acadêmicos. É o caso de Notre Dame University e Florida State University. 


Alguns significados do jogo:

Jarda: equivale a mais ou menos 90 centímetros. O campo tem 100 jardas (ou seja, 90 metros).

Touchdown: é o objetivo principal. Significa levar a bola até depois da linha de fundo inimiga (chamada endzone), seja correndo, seja através de um passe. Vale 6 pontos.

Extra point: é um chute que, se bem sucedido, vale 1 ponto. Acontece sempre depois de um touchdown.

Field goal: é um chute que, se bem sucedido, vale 3 pontos. Acontece quando um time desiste de tentar o touchdown e prefere chutar a bola por entre as traves.

Endzone: a região do campo que fica depois da linha de fundo. O objetivo do jogo é levar a bola até lá.

Punt: é um chutão para longe, que um time costuma dar na sua quarta (e última) tentativa de avanço, para que o adversário comece seu ataque o mais distante possível.

Fumble: é quando o jogador deixa a bola escapar de suas mãos. Se um jogador do outro time pegar, ganha a posse de bola e pode, na mesma, jogada tentar um touchdown. É a pior coisa que pode acontecer para um jogador! 
Tags: fabou, fabow;

Quarterback: é o cérebro do time, o jogador que lança a bola ou ou passa para outro atacante ao seu lado .

Runningback: é o atacante encarregado de correr com a bola nas mãos, tentando furar o bloqueio inimigo.

Wide Receiver: é o atacante encarregado e receber passes em profundidade, muitas vezes já além da linha de fundo inimiga (endzone).

Kicker: é o jogador especialista em chutar a bola.

Superbowl: a grande final do campeonato. 




Veja também: