Siga nos no Google+

Hockey #esporte #informações

São três períodos de 20 minutos em cada partida.
O cronômetro para quando o disco sai de jogo ou o árbitro interrompe a partida em virtude de uma infração.
Cada equipe tem direito a um tempo (time-out) de 30 segundos durante o jogo. 

Na pista: seis jogadores para cada equipe (um goleiro e cinco jogadores de linha);
Reservas: 13 reservas de linha, dois goleiros;
Substituições: ilimitadas. Podem ser realizadas com a partida em andamento. O substituto só pode entrar na pista quando o jogador substituído já estiver fora dela.


Goleiro (goaltender): Responsável por defender o gol de sua equipe contra os ataques adversários. Deve possuir reflexos rápidos e força física, para que possa se movimentar com o pesado equipamento. Utiliza o corpo inteiro para bloquear os tiros do oponente à sua meta, além do bastão (stick). É o único jogador do time que pode tocar o disco com as mãos.

Defensor (defenseman): Dividido entre defensor-direito e defensor-esquerdo, é responsável por cobrir metade do campo defensivo de sua equipe, com o intuito de impedir que os adversários atirem contra o gol de seu time. Auxiliam na construção de jogadas de ataque.

Ponta (winger): Dividido entre ponta-direita e ponta-esquerda, joga pelas laterais do ataque. É o responsável por fazer as jogadas pelos lados e fundo da pista, além de construir jogadas para as finalizações do central. Em algumas ocasiões, se posicionam à frente do goleiro adversário, para obstruir sua visão e abrir espaço para o arremate de um de seus companheiros.

Central (center): Jogador que atua pelo meio do ataque, costuma ser a principal arma ofensiva e é o responsável por marcar os gols. Faz uma movimentação vertical, avançando quando seu time está em posse do disco e recuando para auxiliar a defesa contra investidas adversárias. 


O objetivo do jogo é marcar gols. Um gol ocorre quando o time consegue que o disco ultrapasse a linha de gol adversária dentro do limite das traves.



 
Veja também: